Como estimular a atividade mental e física do seu pet?

O enriquecimento ambiental para o cão é definido como as interações sociais ou as mudanças no ambiente do cão, a fim de estimular sua atividade mental e física. O enriquecimento é projetado para reduzir o estresse e o tédio e manter a forma física e a acuidade mental do animal. Existem cinco tipos de enriquecimento: sensorial, alimentar, físico, social e mental. Normalmente, todo cão requer cada um desses tipos de enriquecimento diariamente. Em alguns casos, porém, durante o repouso pós-operatório, por exemplo, o exercício não é viável para o cão. Neste caso específico, é importante dar como compensação outros tipos de enriquecimento. Além disso, várias atividades podem incluir mais de um tipo de enriquecimento. A título de exemplos: brincar sozinho com um brinquedo no qual o alimento está escondido permite o enriquecimento alimentar e o mental; brincar com outro cão permite o enriquecimento físico, o mental e o social. A tabela a seguir descreve os diferentes tipos de enriquecimento e dá exemplos do que pode ser alcançado como um enriquecimento ambiental para o cão.

 

Diferentes tipos de Enriquecimento Ambiental

Tipo de Enriquecimento: Enriquecimento Sensorial

 

Descrição: Fornecer um ambiente diversificado para atender a necessidade do cão de investigar e fazer escolhas; apresentar atividades para que ele explore todos os sentidos, ou seja, olfato, audição, visão, tato e paladar.

Exemplos:

  1. Ofereça diferentes tipos de nichos ou áreas de descanso (cama, banco, esconderijo).
  2. Ofereça brinquedos, faça rodízio dos brinquedos (uma vez por semana) para algo novo.
  3. Ofereça brinquedos para roer (osso de mastigar, brinquedo resistente a nylon).
  4. Leve o cachorro para um parque ou dê um passeio com o cachorro para que ele possa sentir e explorar o ambiente.
  5. Jogos de faro para que o animal tente descobrir onde está o alimento.

Considerações: O cão medroso provavelmente precisará de menos coisas novas, pois estas podem causar medo em um animal suscetível. O cão medroso poderia se beneficiar de mais esconderijos para fazê-lo se sentir confortável. O animal deve ser monitorado ao ser apresentado a novos brinquedos para garantir que ele não tente ingeri-los.

 

 Tipo de Enriquecimento: Enriquecimento Alimentar

Descrição: A ideia neste tipo de enriquecimento é trabalhar para ganhar a recompensa

 

Exemplos:

  1. Obstáculos a serem vencidos para que se consiga alcançar o alimento.
  2. Jogos interativos com ossinhos para desafiar o animal a esforçar-se para apanhá-los.
  3. Exercícios com brinquedos interativos para que o animal vá buscar o petisco dele.

Considerações: Nem sempre se consegue o mesmo efeito para animais de porte e idade diferentes, além de que há a interferência da ansiedade, além da condição do treinador de conduzir a atividade com o animal. É preciso saber dosar bem a atividade, saber recompensar adequadamente e usar essa atividade junto com outros enriquecimentos.

 

Tipo de Enriquecimento: Enriquecimento Físico

Descrição: Atividade física.

 

Exemplos:

  1. Dar uma volta.
  2. Jogar a bola para o cachorro a traga de volta.
  3. Lutar amigavelmente com outros cães ou com um ser humano.
  4. Jogo entre cães ou com humanos.
  5. Rampas e prateleiras para que tenham visões diferentes do ambiente e também se movimentam em mais de uma dimensão.

Considerações: A idade e a saúde física do cão podem colocar limites na duração ou intensidade do exercício.

 

Tipo de Enriquecimento: Enriquecimento Social

Descrição: Oportunidade de interagir com humanos ou outros animais de forma positiva.

 

Exemplos:

  1. Jogo entre cães ou com humanos.
  2. Treinamento (reforço positivo).
  3. Interação no banho e higienização (se o cão gostar da interação nesse momento; caso contrário, guloseimas e brincadeiras são essenciais como

reforço positivo num processo de treinamento para o ato de tomar banho e higienizar-se).

  1. Ambientação em canis – sempre devemos nos lembrar que o cão é um animal de matilha.

Considerações: Não é necessário sempre apresentar novos amiguinhos ao cão ou colocá-lo em um grande grupo. Ele será capaz de praticar suas habilidades sociais com um ou dois de seus amigos caninos. Seria importante monitorar qualquer introdução de cães desconhecidos ou não tão familiares, para garantir que eles não se envolvam em brigas ou outras interações adversas. Cães agressivos ou ansiosos na presença de outros cães podem não ser capazes de se beneficiar de interações com outros cães ou só conseguirão interagir com cães específicos.

 

Tipo de Enriquecimento: Enriquecimento Mental

Descrição: Levar o cachorro esforçar-se para obter algo; a resolução de problemas também é para os caninos.

 

 

Exemplos:

  1. Treinamento de obediência ou outras atividades (passeios, agilidade, rastreamento ou detecção de odor) por reforço positivo (doces ou brincadeiras).
  2. Jogo que faz o cachorro trabalhar para receber uma recompensa, como alimentos ou guloseimas, apresentados sob várias formas: brinquedo rígido para mastigar no qual se podem esconder comida ou guloseimas, dispensador de guloseimas interativo em forma de um brinquedo ou de uma bola.
  3. Jogo entre cães ou com humanos (em canis e com profissionais especializados em comportamento animal, é possível obter muitas sugestões).

Considerações: O nível de dificuldade dependerá das habilidades do cão. O cão também deve ser monitorado após a introdução de novos brinquedos para garantir que ele não tente ingeri-los.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!