Cão de grande energia, já percebida em seus olhinhos escuros, e que precisa de muito exercício, o Fox Terrier tem um instinto de caça muito desenvolvido, razão pela qual é facilmente treinável para várias tarefas, porque sua capacidade de executar comandos necessários quando está diante de uma potencial presa é máxima, ele costuma latir muito e com som bem agudo.

Um fox terrier Wire (de pelo enrolado)

É de porte médio, não é um cão babão, pode ganhar peso com facilidade, não solta muitos pelos e costuma ter ótima saúde geral.

É razoavelmente amigável com estranhos e com outros cães (embora, como todo terrier, se não treinado, ataca ferozmente outro cão), adapta-se a apartamento, tolera bem o frio e mais o calor, é carinhoso e adapta-se bem a crianças.

Tem geralmente de 35 cm (fêmea) a 38 cm de altura (macho) e pesa de 6,4 kg (fêmea) a 7,8kg (macho), com expectativa de vida de 10 a 15 anos.

Tipos e uso na caça

Eles mudaram pouco desde seu surgimento no final do século XVIII.

Existem dois tipos: o Smooth Fox Terriers é elegante e inteligente; e o Wire Fox Terriers, bonito, alegre e bastante estiloso, quando preparado adequadamente.

Fox Terrier Smooth (pelo liso)

Chamado Fox Terriers ou Foxys, para abreviar, ambos são extrovertidos, ativos e curiosos, com uma atitude de se ligar emtudo. Atualmente, os SmoothFox Terriers não são muito comuns fora dos círculos de caça e exibição, mas são importantes porque se acredita que muitas outras raças de terriers descendam deles.

Fox Terrier Wire (pelo encaracolado)

O Smooth Fox Terrier também detém a distinção de ser a primeira raça do grupo fox terrier a ser oficialmente reconhecida pelo Kennel Club da Inglaterra em 1875.

Historicamente, os Fox Terriers eram usados ​​para “tocaiar” raposas quando elas corriam para seus esconderijos e as levavam em direção aos caçadores. Os White Smooth Fox Terriers eram altamente valorizados porque eram menos propensos a serem confundidos com a raposa. Os Wires eram os preferidos para caçar em países áridos, pois a pelagem os tornava menos vulneráveis ​​a lesões do que seus colegas de pelagem lisa.

Fique de olho!

Fox Terriers gostam de comer e podem ficar acima do peso, daí dieta com 1,5 a 2 xícaras de um alimento para cães de alta qualidade diariamente, dividida em duas refeições, e exercícios são o ideal para mantê-los em forma. Os Fox Terriers são altamente energéticos e precisam de 30 a 45 minutos de exercícios vigorosos todos os dias. Se eles não tiverem a chance de queimar sua energia natural, eles podem se tornar destrutivos ou ficarem latindo sem parar.

Embora sejam leais a suas famílias e brincalhões, são muito rudes e atrapalhados para brincar com crianças pequenas. Eles são verdadeiros artistas de fuga: eles podem pular mais alto do que você imagina e cavar buracos ou tentar escapar de seus quintais, mesmo com cercas: diante de uma cerca e achando que tem que ir atrás de algo que se mova (gato, coelho, carro), ele pode fugir facilmente através de cavar um buraco, e o choque não será nada diante da ansiedade de perseguir sua presa.

Fox Terrier Wire (pelo enrolado)

Embora os Fox Terriers raramente sejam usados ​​para caçar agora, eles ainda têm uma forte tendência para enfiar-se em tocas e, se estiverem diante do que julgarem ser um animal fugitivo, vão cavar sem censura e intermitentemente.

Normalmente, têm boa saúde, mas podem apresentar algumas doenças (não é sempre com todos os indivíduos, aqui vão algumas indicações), como:  surdez hereditária (em cães predominantemente brancos), catarata (em cães velhos), doença de Legg-Perthes (deformidade da esfera de articulação do quadril, que causa desgaste e artrite, mas é reparada cirurgicamente), luxação da lente do olho, displasia hereditária do quadril.

Filhote de Fox Terrier

Os Fox Terriers não são uma raça fácil de encontrar, pode ser difícil encontrar um bom criador – e mesmo quando se encontra um, pode haver vários meses de espera para o nascimento de uma ninhada. Os Smooth Fox Terriers têm pelagem macia, dura e densa, e elas soltam muito pouco dela. A pelagem do Wire Fox Terrier também é densa, mas dura, lembrando a pelagem da casca de um coco – a aparência ideal é cachear os cabelos, fazendo com que pareçam quebrados.

Fox Terrier Smooth (pelo liso)

O pelo, no padrão da raça, pode estar enrugado ou ter uma leve ondulação; costumam ter um subpelo, que é curto, fino e macio. Cães tigrados, com peles em tons de vermelho ou fígado (nos Smooths) ou azul-ardósia (nos Wires) não são desejáveis para os cães de pista – então, ninguém deve cobrar a mais porque cães filhotes já as apresentam, mesmo que sejam raras.

Filhotes de Fox Terrier Smooth (pelo liso)

A escovação tanto do Smooth quando do Wire  deve ser regular para manter a pelagem limpa e sem odor. Não necessitam de tantos banhos, e a pelagem dos Wires deve merecer uma tosa específica feita não por tesoura, mas ‘arrancada’ à mão, o que requer normalmente o trabalho de um profissional, assim como a aparagem regular das unhas.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *