Cão de grande energia, já percebida em seus olhinhos escuros, e que precisa de muito exercício, o Fox Terrier tem um instinto de caça muito desenvolvido, razão pela qual é facilmente treinável para várias tarefas, porque sua capacidade de executar comandos necessários quando está diante de uma potencial presa é máxima, ele costuma latir muito e com som bem agudo.
É de porte médio, não é um cão babão, pode ganhar peso com facilidade, não solta muitos pelos e costuma ter ótima saúde geral.
É razoavelmente amigável com estranhos e com outros cães (embora, como todo terrier, se não treinado, ataca ferozmente outro cão), adapta-se a apartamento, tolera bem o frio e mais o calor, é carinhoso e adapta-se bem a crianças.
Tem geralmente de 35 cm (fêmea) a 38 cm de altura (macho) e pesa de 6,4 kg (fêmea) a 7,8kg (macho), com expectativa de vida de 10 a 15 anos.
Tipos e uso na caça
Eles mudaram pouco desde seu surgimento no final do século XVIII.
Existem dois tipos: o Smooth Fox Terriers é elegante e inteligente; e o Wire Fox Terriers, bonito, alegre e bastante estiloso, quando preparado adequadamente.
Chamado Fox Terriers ou Foxys, para abreviar, ambos são extrovertidos, ativos e curiosos, com uma atitude de se ligar emtudo. Atualmente, os SmoothFox Terriers não são muito comuns fora dos círculos de caça e exibição, mas são importantes porque se acredita que muitas outras raças de terriers descendam deles.
O Smooth Fox Terrier também detém a distinção de ser a primeira raça do grupo fox terrier a ser oficialmente reconhecida pelo Kennel Club da Inglaterra em 1875.
Historicamente, os Fox Terriers eram usados para “tocaiar” raposas quando elas corriam para seus esconderijos e as levavam em direção aos caçadores. Os White Smooth Fox Terriers eram altamente valorizados porque eram menos propensos a serem confundidos com a raposa. Os Wires eram os preferidos para caçar em países áridos, pois a pelagem os tornava menos vulneráveis a lesões do que seus colegas de pelagem lisa.
Fique de olho!
Fox Terriers gostam de comer e podem ficar acima do peso, daí dieta com 1,5 a 2 xícaras de um alimento para cães de alta qualidade diariamente, dividida em duas refeições, e exercícios são o ideal para mantê-los em forma. Os Fox Terriers são altamente energéticos e precisam de 30 a 45 minutos de exercícios vigorosos todos os dias. Se eles não tiverem a chance de queimar sua energia natural, eles podem se tornar destrutivos ou ficarem latindo sem parar.
Embora sejam leais a suas famílias e brincalhões, são muito rudes e atrapalhados para brincar com crianças pequenas. Eles são verdadeiros artistas de fuga: eles podem pular mais alto do que você imagina e cavar buracos ou tentar escapar de seus quintais, mesmo com cercas: diante de uma cerca e achando que tem que ir atrás de algo que se mova (gato, coelho, carro), ele pode fugir facilmente através de cavar um buraco, e o choque não será nada diante da ansiedade de perseguir sua presa.
Embora os Fox Terriers raramente sejam usados para caçar agora, eles ainda têm uma forte tendência para enfiar-se em tocas e, se estiverem diante do que julgarem ser um animal fugitivo, vão cavar sem censura e intermitentemente.
Normalmente, têm boa saúde, mas podem apresentar algumas doenças (não é sempre com todos os indivíduos, aqui vão algumas indicações), como: surdez hereditária (em cães predominantemente brancos), catarata (em cães velhos), doença de Legg-Perthes (deformidade da esfera de articulação do quadril, que causa desgaste e artrite, mas é reparada cirurgicamente), luxação da lente do olho, displasia hereditária do quadril.
Os Fox Terriers não são uma raça fácil de encontrar, pode ser difícil encontrar um bom criador – e mesmo quando se encontra um, pode haver vários meses de espera para o nascimento de uma ninhada. Os Smooth Fox Terriers têm pelagem macia, dura e densa, e elas soltam muito pouco dela. A pelagem do Wire Fox Terrier também é densa, mas dura, lembrando a pelagem da casca de um coco – a aparência ideal é cachear os cabelos, fazendo com que pareçam quebrados.
O pelo, no padrão da raça, pode estar enrugado ou ter uma leve ondulação; costumam ter um subpelo, que é curto, fino e macio. Cães tigrados, com peles em tons de vermelho ou fígado (nos Smooths) ou azul-ardósia (nos Wires) não são desejáveis para os cães de pista – então, ninguém deve cobrar a mais porque cães filhotes já as apresentam, mesmo que sejam raras.
A escovação tanto do Smooth quando do Wire deve ser regular para manter a pelagem limpa e sem odor. Não necessitam de tantos banhos, e a pelagem dos Wires deve merecer uma tosa específica feita não por tesoura, mas ‘arrancada’ à mão, o que requer normalmente o trabalho de um profissional, assim como a aparagem regular das unhas.
0 Comments