Prevenir e tratar as infecções de ouvido em cães

Em vez de falar de otite, devemos falar sobre otites no plural, pois existem vários tipos dessa doença, cujo tratamento dependerá de sua origem. A otite é uma infecção ou inflamação do pavilhão ou do canal auditivo.

 

 

Tipos de otites em cães

Há quatro tipos de infecções de ouvido em cães: otites parasitárias (ou as sarnas de ouvido), otites bacterianas, otites alérgicas e otites fúngicas.

As parasitárias são causadas por um parasita que se assemelha a uma aranha minúscula que se multiplica no canal auditivo e se alimenta da cera do ouvido, sendo altamente contagiosa entre cães e de cães para gatos.

As bacterianas devem-se a bactérias que se desenvolvem nos ouvidos durante certos eventos experimentados pelo cão, como exposição ao tempo frio, falta de manutenção das orelhas pendentes e obstrução de dutos auditivos, e causam dor severa, sangramento e pus.

As alérgicas preocupam em cães com tendência alérgica, sendo perceptíveis pela vermelhidão e coceira fora das orelhas, no pavilhão e na entrada do canal auditivo, também pelos depósitos amarelados e odorosos de cera, sendo bastante crônicas.

E as fúngicas são causadas por fungos microscópicos, são crônicas e responsáveis pela má cicatrização ou reaparecimento de outros tipos de infecções de ouvido.

 

Prevenção e tratamento

A prevenção consiste essencialmente na manutenção regular das orelhas do seu cão, o que pode incluir limpeza de dutos e depilação, se necessário.

 

Se algum tratamento medicamentoso for necessário, o veterinário prescreverá, dependendo do tipo de infecção de ouvido, líquidos de limpeza ou antibióticos para derramar no canal auditivo, comprimidos, leite dermatológico para passar no pavilhão, tratamento do ambiente que provoque alergia no animal e o que for necessário dependendo da origem e do tipo de otite, sendo que os tratamentos para infecções de ouvido podem ser longos, e as recomendações do veterinário devem ser seguidas à risca para obter um resultado ideal.

Veja também: Limpe as orelhas do seu Pet com o Sonotix® https://www.manualpet.com/noticias/detalhe/68/como-limpar-as-orelhas-de-caes-e-gatos


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!