Você imaginaria que os pequenos furões são caçadores natos?

Pois é! Os furões (ou ferretes) em vida livre, são animais carnívoros e são caçadores, caçando pequenos mamíferos, aves e ovos, o que faz desses amados animais ótimos caçadores.

Com a domesticação eles se tornaram animais mais preguiçosos, mas a sua dieta continua a mesma.

Por serem animais que não se dão bem ao digerir carboidratos e fibras é importante se atentar a rações que ofereçam um nível maior de proteínas e gordura, no mínimo de 20% à 35%.

Furão posando para foto

É interessante também ofertar comida natural como forma de petisco, por exemplo: ovos, peixes e pequenos pedaços de carne.

*lembrando sempre que é importante consultar o veterinário responsável quanto às porções e os tipos

Por serem caçadores os Ferrets precisam se entreter com o alimento na hora de comer, então desafiá-lo vai ser sempre divertido e vai ajudar para que o seu animal permaneça sempre ativo.

Então ofereça a comida de 2 a 3 vezes ao dia e quando oferecer um petisco faça com que ele seja desafiado a capturá-lo como de fosse uma presa, para que ele se mantenha entretido e a aliviar a tensão do dia-a-dia.

Mas se ele são caçadores por que dormem tanto?

Realmente eles são dorminhocos,!

Os ferrets precisam dormir de 18 a 20 horas por dia, então é importante respeitar esse tempo de descanso para não estressá-lo. 

Sendo que eles tendem a ser animais crepusculares, ou seja, ficam mais ativos na parte da noite, porém acabam se adaptando a rotina dos donos, para poderem passar mais tempo recebendo atenção. 

Mas não se engane: São animais ágeis, bem ativos e curiosos e acabam exigindo um maior tempo para cuidados e brincadeiras, então é importante o enriquecimento ambiental das gaiolas!

E já que gostam de estar sempre explorando e se enfiando em buracos, afinal faz parte da sua natureza, redes, caixinhas, caminhas, tubos serão ótimos para eles se manterem entretidos e descansarem enquanto estiverem dentro da gaiola.

Mas manter esse animais todo o tempo dentro da gaiola pode fazer muito mal pra eles, então é importante que eles tenham outro ambiente seguro que eles possam explorar e se exercitar, isso vai ajudar com a saúde física e mental do seu animal.

Texto por Thais Kanada, ferrets.com


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!