Ao contrário dos humanos, os gatos podem, sim, mudar o banheiro de lugar. Eles podem não conseguir adaptar as necessidades deles se você não souber observar alguns hábitos dos felinos domésticos ao não colocar as caixinhas de areia nos lugares mais adequados, que, sim, existem. Longe da comida e num lugar reservado, fora do caminho dele Assim como nenhum ser humano decente gosta de fazer as suas necessidades ao lado de sua geladeira ou até mesmo ao lado de sua mesa de jantar com o seu prato favorito lá, também o seu gato preferirá distância entre a área de sua comida e a área de suas necessidades, ou seja, o banheiro e a cozinha do gato nunca ficam no mesmo lugar.  Também a caixa não pode estar obstruída nem ficar justamente no caminho em que ele frequenta nas andanças pela casa, porque gatos amam um lugar privado para suas necessidades, embora, indiscretos, adoram ficar espiando os seus humanos nas suas privadas – não gostam de palco para si, mas para seus humanos, tudo bem.

 

Uma caixinha em cada andar

Se você mora em uma casa com mais de um andar, facilite a vida do seu gato: faça com que a corrida ao banheiro seja menor e dê-lhe alternativas, caso ele não queira usar uma delas ou se você, sem querer, bloquear o acesso a uma das caixinhas. Imagine você mesmo, apertado, querendo usar o banheiro, e a sua esposa ou o seu marido ou alguém da casa há mais de uma hora tomando banho, sem alternativas… O gato é um animal de hábitos de higiene bem rígidos, ou seja, ele é bem limpo. Sem uma caixinha, a situação é absolutamente dramática para ele, que não sabe o que fazer. Evite pânico no animal e incômodo para você: facilite o que puder para ele ter a caixinha de areia acessível.

 

Caixas fechadas? Barulho e calor? Não, sossego e limpeza, por favor!

 

 

O meu gato me avisou que não quer ficar preso no banheiro, que agonia! Existem, sim, caixas fechadas, mas o seu gato pode se sentir incomodado ao não conseguir encontrar uma saída de lá. Imagine o seu incômodo ao ter que, a toda ida dele ao banheiro, ter que socorrê-lo para retirá-lo de uma caixa fechada! Você vai nos agradecer pela dica, e seu gato, muito mais. Tampouco coloque a caixa perto de aparelhos que façam muito barulho ou que transmitam calor, como máquinas de lavar ou de secar, só para citarmos dois exemplos. O barulho pode assustar o seu gato, e o calor pode intensificar o cheiro das fezes do animal, o que não é lá muito agradável para o seu gatinho, tampouco para você. Sossego e limpeza é o que todos querem, não é, mesmo?


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!