Se o seu gato adora mordiscar folhas de plantas, você deve ter cuidado, pois existem muitas variedades que podem ser tóxicas ou venenosas, causando danos aos olhos, dermatites, distúrbios digestivos, problemas renais e até alterações no sistema nervoso.
Por esse motivo, é importante que você vá ao veterinário imediatamente se observar algum dos seguintes sintomas após a ingestão: perda de apetite, irritações na pele e nos olhos, vômito, letargia, salivação intensa, diarreia, desidratação, problemas respiratórios, dor abdominal.
A lista das principais plantas venenosas para gatos é a seguinte:
– Bico-de-papagaio
– Eucalipto
– Lírio
– Maconha
– Hera
– Tulipa
– Azaleia
– Hortênsia
– Jacinto
– Louro
Em contrapartida, existem também outras plantas benéficas ou mesmo alguns alimentos de humanos que também servem para os gatos, com efeitos muito positivos na sua saúde.
Entre As mais relevantes estão:
– Camomila: útil para problemas relacionados ao trato gastrointestinal, feridas e limpeza dos olhos.
– Gengibre: alivia distúrbios digestivos e é eficaz para resfriados felinos.
– Trigo, aveia ou cevada: vegetais essenciais para que o seu gato possa purgar, regurgitar pelos mortos e outras substâncias ingeridas quando eles promovem seu próprio asseio.
– Erva-gateira, conhecida também como catnip: é uma planta que atrai a maioria dos felinos pelo seu cheiro, muito parecido com o da hortelã.
Se o seu gato a ingere, seu sistema nervoso será estimulado, e você poderá observar comportamentos semelhantes aos dos gatos durante a reprodução ou estação de cio.
No mercado, é comercializada de diferentes formas, como ingrediente principal de petiscos ou embalada em folha ou em potes de sementes.