“Meu ferret dorme muito, isso é normal?”

Sim! O seu ferret dorme muito!

Eles realmente são dorminhocos, os ferrets precisam dormir de 18 a 20 horas por dia!

Então é importante respeitar o tempo de descanso do seu animal para não estressá-lo. 

Um jovem ferret dormindo

Os ferrets tendem a ser animais crepusculares, ou seja, ficam mais ativos na parte da noite, mas acabam se adaptando a rotina dos donos, para poderem passar mais tempo recebendo atenção. 

São animais ágeis, bem ativos e curiosos e acabam exigindo um maior tempo para cuidados e brincadeiras, então é importante o enriquecimento ambiental das gaiolas.

Inclusive, já que gostam de estar sempre explorando e se enfiando em buracos, afinal faz parte da sua natureza, redes, caixinhas, caminhas, tubos são ótimos para eles se manterem entretidos e descansarem enquanto estiverem dentro da gaiola.

“Me deixa dormir, humano”

Porém manter esse animais todo o tempo dentro da gaiola pode fazer muito mal pra eles, então é importante que eles tenham outro ambiente seguro que eles possam explorar e se exercitar, isso vai ajudar com a saúde física e mental do seu animal.

E como escolher a gaiola para o meu ferret que dorme muito?

Antes de você pensar em trazer o seu pequeno para casa é importante que tudo esteja arrumado para ele chegar e poder aproveitar, então já deixe tudo preparado para ele.

A escolha da gaiola e os adereços é essencial para que ele se sentia confortável, afinal ele vai passar o maior tempo dentro dela. 

E mesmo sendo pequenos eles exigem um espaço considerável para o seu bem estar então a gaiola precisa medir 90 cm de largura x 60 cm de altura x 60 cm de profundidade no mínimo para acomodar bem um ferret

Se você for ter mais que um é aconselhável escolher gaiolas que tenham 2 andares.

Furões

Independe do estilo e tamanho de gaiola que você escolha, certifique-se que tenha espaço suficiente para seu ferret:

  • ficar em pé;
  • dormir;
  • comer;
  • ir ao banheiro em locais bem separados e delimitados.

Além de ter um tamanho adequado precisa ser bem arejado, pois uma ventilação pobre pode causar doenças sérias.

Certifique-se também que o espaçamento entre as barras não seja muito grande a ponto do ferret conseguir passar com a cabeça, isso pode causar algum acidente sério!

E, por último, as portas precisam ser grandes para você poder passar com a caixa de areia e os brinquedos.

Mas lembre-se que elas têm de ser seguras e com travas, pois esse pequenos são espertinhos demais e podem acabar conseguindo abrir sozinhos.

Texto adaptado de Thais Kanada.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!