O Border Collie pode ajudar na condução de rebanhos de ovinos, búfalos, caprinos, vacas leiteiras, bovinos em aleitamento ou bovinos em geral, suínos ou aves.

Considerado o melhor cão do mundo, o Border Collie às vezes já com oito semanas começa a manifestar o instinto de pastorear.

O primeiro instinto da maioria dos Border Collies é circular o rebanho, mantendo os indivíduos juntos.

Border Collies filhotes tentando agrupar as ovelhas

Para ampliar o instinto do animal, o homem deve procurar ser o líder da matilha, buscando sempre exercer uma dominância saudável sobre a matilha, nada de forma imposta, sempre fazendo ações para conquistar a confiança dos cães, pela amizade e carinho.

O trabalho do fazendeiro, que, obviamente, é um ser humano, é feito à distância, daí ser imprescindível que o cão entenda que o ser humano é o líder de sua matilha, para que ele, cão, possa obedecer aos comandos à distância do ser humano que o lidera.

O trabalho, portanto, é conjunto.


O Border Collie auxilia no pastoreio e respeita o rebanho, sabe conduzi-lo segundo a conveniência do ser humano.

Nem todo Border Collie, porém, serve para o pastoreio, porque nem todos os animais dessa raça têm a genética que favoreça ao pastoreio.

Isso significa que nem todos têm o instinto para conduzir rebanhos.

Há dois tipos de Border Collies: os de exposição, que não têm aptidão para o trabalho, apenas destinam-se ao desfile em pistas de concursos de beleza de cães, por conta de seus componentes de estrutura e pelagem, sem que manifestem instintos de pastoreio; e os cães de pastoreio, que muito cedo já manifestam o instinto de pastorear.

Border Collie de exposição


O investimento em um Border Collie de pastoreio é um investimento de ótimo retorno porque o cão sempre está disposto para o trabalho, conforme assegura Rogério Figueiredo, médico veterinário do canil Avaré e especialista no treinamento de Border Collies de pastoreio.

Confira mais matérias sobre o assunto:

https://www.manualpet.com/dicas/border-collie-instinto-de-pastoreio/

Referência de Border Collies de pastoreio:

http://www.avarebc.com/site/


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!