Qualquer que seja a raça, os cães têm uma sensibilidade particular nos olhos, e esse órgão requer atenção diária. Portanto, é importante limpar os olhos do cão regularmente.Em raças pequenas, os canais lacrimais dos olhos do cão frequentemente ficam bloqueados, resultando em lágrimas escorrendo pelo canto do olho, o que acaba por manchar os pelos, algo visível pela alteração de sua coloração original.

 

Cuidados externos

Os cuidados que você pode oferecer aos olhos do cão serão externos e, portanto, afetarão apenas as seguintes estruturas: córnea, conjuntiva, ângulos dos olhos.

 

Limpando os olhos do cachorro

Os produtos a serem usados para lavar os olhos do cão são apenas loções para os olhos de limpeza específicas para cães ou soro fisiológico (em uma única cápsula, isso pode ser transportado e armazenado com muita facilidade).

Para evitar estrias desagradáveis, limpe o olho todos os dias com uma compressa embebida em um antisséptico ocular e não um algodão que deixe filamentos nos cílios.

O modo correto de limpar um olho é ir do ângulo interno (aquele mais próximo dofocinho) ao ângulo externo (o mais próximoda têmpora) para evitar trazer sujeira de volta ao olho.

 

Conjuntivite

Em caso de infecção por conjuntivite, a limpeza é necessária antes da aplicação do produto de tratamento. A ação do princípio ativo da droga será acentuada pela limpeza prévia. Incutir o tratamento de colírio em um olho sujo diminui bastante a eficácia do tratamento.

 

Higiene regular

Para a higiene regular dos olhos do seu animal, use um produto específico recomendado para ele, pois, assim fazendo, não haverá risco de irritação.

Regras básicas para o cuidado com os olhos de um cão:

  1. Use uma compressão, não algodão.
  2. Segure o animal com cuidado para não o machucar.
  3. Nunca trate um olho vermelho ou sujo – limpe-o antes ou procure auxílio de um veterinário para saber a forma certa de atuar.

Os produtos mais indicados para as limpeza dos olhos do cão (sempre a partir de indicação de um médico veterinário):

  1. Soro fisiológico
  2. Compressa
  3. Colírio antibiótico
  4. Colírio antisséptico

Os diferentes tipos de colírio (de acordo com o tipo de problema e com a orientação de um veterinário especializado)

  1. Anestésico
  2. Antibiótico
  3. Anti-inflamatório

Como aplicar o colírio

  1. Instile a quantidade de gotas determinada no canto interno do olho.
  2. Não faça use de colírios por mais de 15 dias, a não ser produtos especiais recomendados em casos específicos de problemas recorrentes que requeiram auso contínuo do colírio e sob orientação de um veterinário.
  3. Não aplique colírio sem um diagnóstico preciso da condição do animal, pois isso pode ser mais prejudicial a ele do que benéfico.

 

Os sinais alarmantes em oftalmologia

  1. Olho fechado.
  2. Secreção purulenta.
  3. Dor repentino.

Primeiras medidas em casos de sinais alarmantes

  1. Limpar os olhos com solução salina.
  2. Cobrir os olhos com uma compressa.

Apenas isso. Em seguida, o mais rápido possível, levar o animal a um veterinário especializado.

 

Produtos disponíveis no mercado

            Além do manuseio correto ao aplicar os produtos, é necessário conhecer aquilo que é adequado e que está disponível. A razão é simples: assim como nos humanos, os olhos do cão são frágeis!

Existem muitos itens disponíveis, mesmo na Internet, a preços excelentes e perfeitamente adequados à higiene ocular do seu amigo de quatro patas. Procure laboratórios confiáveis e marcas de prestígio. Os produtos disponíveis mais comuns e sem praticamente contraindicações são as loções para os olhos, os soros de limpeza e as gotas hidratantes com ácido hialurônico para a limpeza dos olhos dos cães.

 

O conselho veterinário para limpar adequadamente os olhos de seu cão

A doutora NoémieTommasini, diretora e instrutora da Escola Superior de AIDS Veterinária – Institut Bonaparte, em Paris, explica a seguir como limpar os olhos de seu cão.

1) Você precisará de:

– um limpador para olhos,de uso veterinário;

– compressa;

– um deleite para recompensar o seu cão no final da limpeza.

Você tem tudo isso? Então, vamos à obra: coloque seu cão confortavelmente em uma mesa, no chão ou no colo, dependendo do tamanho dele.

2) Com a mão menos habilidosa (se destro, com a esquerda; se canhoto, com a direita), abra as pálpebras. Com a outra mão, despeje o limpador sobre os olhos sem tocar neles. Com os dedos, feche e abra as pálpebras para distribuir bem o limpador. Não há risco de overdose, portanto, não se preocupe se houver derramamento a mais do que o estritamente recomendado.

3) Feche as pálpebras e limpe o produto que transbordar com uma compressa. Para esta etapa, evite o algodão, que pode deixar pequenos filamentos no olho.

Você conseguiu? Faça o mesmo com o segundo olho, lembrando de recompensar o seu amiguinho no final.

Concluindo: use um limpador de olhos próprio para a limpeza de olhos de cães, abra as pálpebras, aplique o produto, abra e feche as pálpebras, limpe os excessos e recompense  animal.


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!