Um estudo confirmou algo que todos nós já imaginamos: cachorros sonham como humanos.

Acredita-se que, nesses sonhos, o animal se lembra de momentos que viveram.

Assim como os seres humanos, eles também “retrabalham” as memórias do dia que acabou de passar e, portanto, também o que eles fizeram com seus tutores.

Se você tem um cachorro e o viu se mover, ou mover rapidamente seus olhos, também mover as patas, torcer o focinho, dar pequenos gemidos ou soar como se estivesse latindo baixinho enquanto ele dorme, ele certamente estava sonhando.

Portanto, não há nada de estranho nisso, porque mesmo nossos amigos caninos, quando dormem, muitas vezes sonham.

Você percebe muito nitidamente isso pois, assim como acontece conosco, durante os sonhos, testemunhamos movimentos rápidos dos olhos.

Esses movimentos são chamados sonho REM, do inglês rapid eyes movement, ou movimento rápido dos olhos que indicam sua plena atividade onírica.

Sono bom pra cachorro

Mas como os cachorros sonham?

Estudos científicos têm mostrado que a percepção dos cães, quando estão dormindo, funciona como reproduzir, em um sonho, situações vivenciadas durante o dia, bem como criar novas.

Isso significa que o cão, assim como os humanos, experimenta os dois estágios do sono, NREM (ou não REM) e REM: de um primeiro estágio de sono, você muda para o sono leve e, em seguida, para o mais profundo.

Investigações posteriores também mostraram os efeitos que a atividade dos sonhos dos cães produz em seu sistema cognitivo e comportamental.

Isso significa que, durante os sonhos, os cães são capazes de retrabalhar o que aprendem, assim como acontece em humanos”

comenta Giusy D’Angelo, veterinária especialista em cinofilia e referência na Sociedade Italiana para a Proteção dos Animais (ENPA).

Esses estudos são baseados em encefalogramas pelos quais a atividade do animal é medida enquanto ele dorme.

Isso confirmou que cães podem sonhar como os humanos.

Durante a fase de descanso, os cães podem passar por várias etapas, em cada das quais o cérebro emite diferentes sinais à medida que se aproxima da fase REM, a fase de sono profundo onde o animal (e as pessoas) podem sonhar.

Acredita-se que os cães são capazes de sonhar com as coisas de suas vidas diárias, e acredita-se que eles podem sonhar conosco e com outros animais.

Provavelmente, quando vemos nosso bichinho rosnando ou chorando, está revivendo alguma situação que aconteceu com ele.

Um cachorro dormindo e sonhando profundamente

Eles podem ter pesadelos?

Não se pode confirmar que eles podem ter pesadelos, já que o simples fato de ouvi-lo latir ou rosnar não garante que ele está passando por um momento ruim enquanto dorme, mas, como acontece conosco, é muito provável que eles possam ter sonhos prazerosos e outros mais desagradáveis.

“As reações inconscientes do corpo humano durante um sonho ruim de alguma forma refletem a deles: choros, movimentos repentinos do corpo, murmúrios, lamentos.

O que diferencia a atividade dos sonhos dos cães da atividade humana é a duração, ligada a certos fatores, como tamanho e idade.

Parece, de fato, que as raças pequenas têm sonhos mais curtos, mas mais frequentes, enquanto cães de maior peso tendem a sonhar menos, mas seus sonhos têm uma duração maior.

Por fim, pode-se dizer que os filhotes tendem a sonhar muito mais do que cães adultos e isso ocorre porque o sonho representa um estágio fundamental de crescimento, pois ajuda a reformular o que é aprendido pela primeira vez”, conclui Giusy d’Angelo.

Um cachorro sonhando tranquilamente

Mas com o que os cachorros sonham?

De acordo com especialistas da Harvard Medical School, os cães domésticos sonham principalmente com seus tutores, que eles percebem como uma presença predominante em suas vidas.

“Só podemos imaginar, eles nunca nos contarão”, comenta a Dra. Silvana Confente, médica veterinário comportamentalista e consultora da Organização Internacional de Proteção aos Animais Italia Onlus.

“Ainda é muito provável que eles sonhem com seus companheiros humanos, que estão no centro de seu mundo, mas também com os amigos de quatro patas, a viagem para as montanhas, ou o cachorrinho que conheceram no parque. Como nos sonhos, os animais, assim como as pessoas, retrabalham suas experiências, os sonhos de um cão serão ainda mais ricos quanto mais os fazemos viver experiências diferentes junto com a família”, conclui a Dra. Silvana.

Todos os cachorros sonham igualmente?

Foi provado que nem todos os cachorros sonham durante o mesmo tempo; na verdade, cães de raças pequenas podem ter um sonho a cada 10 minutos, enquanto um cão grande pode sonhar a cada 90 minutos, no entanto, a fase REM de cada cão pode durar muito mais tempo em um cão grande do que em um pequeno.

Por outro lado, os filhotes passam 80% do tempo dormindo, para que tenham mais facilidade de estar na fase REM e sonhando.

Quer ver ainda mais? Confira no vídeo:


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!