Embora às vezes você possa ficar tentado a oferecer ao seu gato algo do que está comendo, você deve ter em mente que a melhor forma de o alimentar é combinando alimentos secos e úmidos.
Dito isso, existem vários alimentos extremamente perigosos para os felinos e que podem prejudicar seriamente a sua saúde.
Mas os principais alimentos proibidos para gatos são:
– Chocolate: contém teobromina, que é um alcaloide estimulante do sistema nervoso central.
Uma vez ingerido, leva muito tempo para ser eliminado do corpo do gato e pode causar taquicardia, excitação, diarreia, vômito e até a morte.
– Cafeína: é outro estimulante do sistema nervoso dos gatos e, como tal, pode causar distúrbios importantes nele.
Seus efeitos se manifestam por inquietação, respiração rápida, palpitações, convulsões e diarreia.
– Ossos de frango cozidos, fervidos ou assados: não são tóxicos para os gatos, mas podem ser prejudiciais, pois os ossos de frango se estilhaçam facilmente, com perigo de danos à boca ou ao sistema digestivo do animal.
– Cebola, cebolinha, alho-poró e alho: contém tiossulfato, composto que danifica os glóbulos vermelhos.
Se você alimentar seu gato com qualquer um desses alimentos, em grandes doses ou continuamente, pode causar-lhe anemia ou problemas gastrointestinais, que se manifestam por fraqueza, anemia, perda de apetite, vômitos e apatia.
– Cerveja e álcool em geral: em pequenas doses não é letal, mas, se o seu gato beber algum tipo de bebida alcoólica, pode sofrer de sonolência, desorientação, incontinência urinária e até desenvolver comportamentos agressivos.
– Abacate: não é tóxico, mas é prejudicial, porque o excesso de gordura pode causar distúrbios estomacais ou pancreatite em felinos.
– Nozes: independentemente de conterem ou não sal, os gatos são desencorajados a consumi-las devido à possibilidade de desenvolverem insuficiência renal, vômitos, diarreia e outros problemas digestivos.