HISTÓRIA:
Existem registros da raça desde os tempos do ANTIGO EGITO em seguida, é possível ver esses mesmos gatos em Sião, atual Tailândia, no final de 1800. De lá se espalharam para o resto do mundo!
Em Sião somente a família real podia criar estes gatos e o primeiro Siamês da Europa foi um presente do Rei do Sião para a irmã de um Cônsul Britânico, por volta de 1884.
A mesma coisa aconteceu nos Estados Unidos quando o Rei do Sião deu um Siamês de presente ao Cônsul do país.
Já aqui no Brasil a raça chegou apenas em 1970.
PERFIL DA RAÇA:
A raça siamês possui um porte médio com tamanho entre quinze e vinte centímetros , com seu peso variando entre três quilos e seis quilos mais ou menos.
JÁ a expectativa de vida deles é de 15 a 20 anos.
Seus olhos são bem azuis e uma coisa interessante é que eles costumam ser vesgos, mas NÃO é regra. Também tem a ponta da cauda parecendo que está quebrada, mas NÃO está! (eles são assim mesmo).
Você também não vai precisar de um espaço muito grande para o seu Siamês não, ele vive bem num apartamento por exemplo, mas precisa de atividades para se entreter.
A raça possui cores predominantes no bege, chocolate e cinza.
O Siamês tem o corpo claro e as extremidades mais escuras com diferentes combinações destas cores.
Os filhotes nascem clarinhos e com a troca de pelos aparecem suas cores.
Com uma pelagem curta e macia ele não vai precisar de muitas escovações , se você escovar uma vez por semana já é o suficiente.
Já os banhos podem ser dados uma vez ao mês, se necessário, mas num geral ele não costuma precisar de banho. Suas unhas precisam ser aparadas regularmente, como a maioria dos gatos.
TEMPERAMENTO / PERSONALIDADE / COMPORTAMENTO:
E como é o temperamento do Siamês? Bom, ele é um gato MUITO simpático!
Ele gosta de falar BASTANTE com os seus humanos e, se não for bem educado até o pessoal da rua debaixo vai ouvir seu Siamês puxando papo com todo mundo. É o tipo de gato que vai esperar os seus humanos na porta de casa, ansiosos pra “conversar”.
E já dá para imaginar que ele é um gato muito companheiro e carinhoso, e vai seguir o dono por toda a casa.
O engraçado é que dizem que eles parecem ter o super poder de abrir portas, pois eles são MUITO inteligentes e persistentes!
Eles também se dão bem com crianças e não costumam dar muita bola pra estranhos, mas se acostumam com as pessoas com o tempo.
Por ser muito carinhoso ele pode ficar carente, então ele vai amar ter uma companhia o dia todo, sendo com humanos ou com outros animais.
E no caso de outros animais o segredo é sempre fazer uma boa adaptação. Como qualquer bichinho é importante acostumá-lo a diversas situações, pessoas e outros animais desde cedo.
Inclusive, dizem que ele pode ser um pouco imprevisível, passando de carinhoso a temperamental de uma hora pra outra.
PROBLEMAS DE SAÚDE COMUNS:
Num geral, o Siamês é um gato muito saudável.
Mas ele sim pode apresentar alguns problemas específicos da raça.
Por exemplo, eles podem desenvolver obesidade e com isso ter problemas ortopédicos.
Podem também apresentar problemas respiratórios, como a bronquite alérgica felina, ou asma. Sabe aqueles problemas renais, como pedras nos rins? Pois é, eles também podem ter esse problema.
E também podem apresentar problemas no coração, como a cardiomiopatia hipertrófica.
Mas não se assuste com as doenças citadas, sempre falamos que o importante é a prevenção e você tendo conhecimento sobre a raça do seu pet você pode observar os sinais bem cedo e evitar problemas maiores no futuro.
Mas, de modo geral se você ficar sempre atento à saúde dele e fizer um check up bem detalhado uma vez por ano ele vai viver feliz e saudável por longos anos!
Para ver mais informações, confira o nosso vídeo sobre a raça:
0 Comments