Acessório contribui para evitar desconfortos.
Numa sociedade civilizada, a harmonia no convívio é sempre desejada, tanto entre as pessoas quanto na aproximação com animais domésticos.
Falhas nas informações podem gerar conflitos. Quanto aos animais, não podemos simplesmente julgar só de ver cães na rua que sejam sempre dóceis, brincalhões ou que gostem de fazer festinhas para todos. Nem sempre, também, os donos desejam uma aproximação de outros cães ou de pessoas.
No passeio, um artifício que pode ser utilizado para aumentar a segurança e evitar problemas são as fitas.
Se, por acaso, você encontrar na rua alguém passeando com um cachorrinho com uma fita amarela na coleira, você saberia dizer o motivo disso?
Com base numa ideia criada pelo “YellowDog Project”, uma organização canadense sem fins lucrativos, preocupada com a melhor identificação dos cães, utiliza – se no Brasil uma fita amarela para avisar as pessoas que o animalzinho pode não ser muito amigável, principalmente com crianças. Ele pode ter problemas de medo, ansiedade, talvez ser até animado demais – em todos estes casos, é necessário algum cuidado e manter certa distância.
Nós, do Manual Pet, adotamos a ideia e resolvemos sugerir outras duas aplicações de fitas, de acordo com as seguintes regras:
- fita amarela na guia: diz que o cachorro é desconfiado, tem medo ou ansiedade ou é muito animado, e você deve ir com calma;
- fita vermelha na guia: diz que o cachorro é agressivo, ou o dono não quer aproximação durante o passeio, então, você deve respeitar isso e manter a distância.
Como se pode ver pelas sugestões, o grande objetivo do uso das fitas é saber se as pessoas devem evitar ou não chegar perto de um animal que é territorialista como característica essencial, além de já indicar como devem fazer isso.
O grande público seriam as crianças (de todas as idades), porque têm bastante energia e são exploradoras de tudo o que vêm pela frente e adoram brincar com cachorrinhos, mesmo desconhecidos. Nem todos os animais apreciam brincar com estranhos, alguns até podem se assustar com eles – inclusive, alguns donos não são simpáticos a que estranhos se aproximem de seus bichinhos de estimação. Todo cuidado é pouco para evitar imprevistos, portanto.
Quando você encontrar na rua um cachorro com alguma fita colorida (amarela, azul ou vermelha), lembre-se de que há um tratamento específico a ser observado antes de qualquer aproximação, ou mesmo lembre-se de que você deve manter distância.
Participe você também dessa iniciativa, usando uma fita de acordo com as características do animalzinho com quem você sai para passear. Você, no mínimo, evitará um desconforto para você e para o seu animal.